Ética na Medicina Veterinária

fevereiro 23, 2017 - admin

Comments are off for this post.

É um sistema de princípios morais que se aplicam valores e julgamentos para a prática da medicina veterinária.

A ética e a moral são de extrema importância não só para os profissionais mas também para qualquer cidadão.  Estão associadas ao estudo dos valores morais que orientam o comportamento do profissional  em sociedade,  enquanto a moral são os costumes que cada sociedade estabelece . O Medico Veterinário tem como responsabilidade estudar e observar sua conduta perante a sociedade a qual pertence.

  1. Ética é temporal., moral é temporária
  2. Ética é universal,moral é cultura
  3. Ética é a pratica, moral é a teoria

Princípios da Ética Veterinária

 

  1. Um Médico Veterinário deve se dedicar a fornecer cuidadocompetente, com compaixão e respeito para o bem-estar animal e a saúde humana.
  2. Deve fornecer atendimento clínico sob os termos de um relacionamento Médico Veterinário-cliente-paciente (VCPR).
  3. Deve manter os padrões de profissionalismo, ser honesto em todas as interações profissionais e reportar os Médicos Veterinários que são deficientes em caráter ou competência para as entidades competentes.
  4. Um Médico Veterinário devem respeitar a lei e também reconhecer a responsabilidade de buscar mudanças, normas e leis que são contrárias aos melhores interesses do paciente e de saúde pública.
  5. Um Médico Veterinário deve respeitaros direitos dos clientes, colegas e outros profissionais de saúde, e devem salvaguardar a informação médica dentro dos limites da lei.
  6. Um Médico Veterinário deve continuar a estudar, aplicar e avançar o conhecimento científico, manter um compromisso com a educação da medicina veterinária, disponibilizar informação relevante para os clientes, colegas, público, e obter consulta ou referência, quando indicado.
  7. Deve, na provisão de cuidados de saúde, exceto em situações de emergência, ser livre para escolher a quem atender, com quem se associar e o ambiente no qual fornece atendimento Médico Veterinário.
  8. Um Médico Veterinário deve reconhecer a responsabilidade de participar de atividades que contribuam para a melhoria da comunidade e a melhoria da saúde pública.

 

“Pode chegar o dia em que o resto da criação animal adquira esses direitos que nunca deviam haver sido retirados , senão pela mão da tirania (…)” Pode chegar o dia em que se reconheça que o número de pernas, a vilosidade da pele, ou a terminação do osso sacro sejam por iguais razões insuficientes para abandonar um ser sensitivo a mesma sorte. Que mais existe que deva traçar a linha insuperável ? É a faculdade da razão, ou talvez, a faculdade de discutir ? Porém, pela força da comparação, um cavalo ou um cão adulto são animais muito mais racionais e amistosos que uma criança de um dia, de uma semana, até de um mês. Porém suponhamos que o caso seja o contrário, que importaria ? A questão não é ‘podem raciocinar ?’, e nem ‘podem falar ?’, mas sim ‘podem sofrer ?’ ”
[Jeremy Bentham (1748 – 1832; filósofo ingles, economista e jurista) ]

“… cada vez que me tivesse mostrado suficientemente humilde e disposto a permitir que um ser que não era humano me instruísse, este amigo, quer tivesse quatro patas, seis ou nenhuma, compartilhou comigo uma sabedoria que não tem preço. Todos eles me ensinaram que a perfeita compreensão entre o ser humano e outras formas de vida é possível no momento em que o ser humano cumpre realmente o papel que lhe corresponde.”

 

 

 

admin